sábado, 21 de julho de 2012

Dia da Mulher Negra Americana Caribenha e Africana 2012



28/JULHO/2012 - DIA DA MULHER NEGRA AMERICANA CARIBENHA E AFRICANA 2012. Tradicional evento organizado pelo Fórum África em homenagem ao 25 de julho, Dia da Mulher Negra. "No 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em Santo Domingo (República Dominicana) em 25 de julho de 1992, definiu-se que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra.

Vários setores da sociedade têm atuado para dar visibilidade e consolidar esta data procurando combater a falta de oportunidades e de direitos, a depreciação e a diminuição da vida apresentadas pela ideologização do racismo, além da opressão de gênero vivenciada pelas mulheres negras latino-americanas e caribenhas.

O 25 de Julho tenta romper o mito da mulher universal e evidenciar as etnias, suas especificidades e desigualdades, sejam no âmbito da saúde, educação e mercado de trabalho, assim como em todos os aspectos da vida. Foi preciso destacar uma data para simbolizar quem somos e como vivemos enquanto mulher negra". Clique aqui para ler/baixar texto integral em pdf:


Este ano o encontro referente ao Dia da Mulher Negra, Americana, Caribenha e Africana se dará em torno do tema: Mulheres negras em movimento: Por que continuar?

SERVIÇO:
DIA DA MULHER NEGRA AMERICANA CARIBENHA E AFRICANA 2012
Tema: Mulheres negras em movimento: Por que continuar?
Data: 28 julho 2012 - sábado - das 13:30 a 18:30
Local: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP
Endereço: Rua Marquês de Paranaguá, 111 (esquina com as Ruas Augusta e da Consolação)
Cidade: São Paulo - SP
Site ou Mapa: http://www.forumafricabrasil.ning.com
Telefones: (11)3333-5029/8293-7526/9244-8536
Realização: Fórum África


Compareça e ajude a divulgar!





Pesquisa e Postagem: Oubí Inaê Kibuko para Fórum África e Cineclube Afro Sembene.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mostra de Cinema Português na Caixa Cultural Sé


A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 26 de junho a 1º de julho, a mostra "Cinema Português Contemporâneo", que faz uma panorâmica da produção recente de Portugal, com a exibição de 19 filmes realizados entre os anos de 1999 e 2011, curtas e longas metragens premiados em diversos festivais internacionais. Após o Rio, a mostra acontece na Caixa Cultural São Paulo de 3 a 8 de julho de 2012.

A curadoria do evento selecionou nove curtas e 10 longas-metragens, sobre temas relevantes da sociedade contemporânea portuguesa, mais especificamente, filmes que abordam questões relativas à migração, ao exílio, à diáspora entre Brasil-Portugal e África lusófona, ou mesmo entre Portugal e Europa. Serão exibidos documentários, filmes de ficção e animação. 

Os cineastas portugueses Margarida Cardoso, José Felipe Costa, José Barahona, Sérgio Tréfaut e Pedro Costa confirmaram presença para apresentação de seus filmes e participação de debates com realizadores brasileiros sobre o tema da mostra (diásporas, migrações, exílio), a relação da história com o cinema português, os meios de produção e as possibilidades de co-produção entre os dois países. 

"O objetivo da mostra Cinema Português Contemporâneo é apresentar ao público brasileiro a produção destes novos realizadores, escolhendo as obras mais significativas, incluindo a entusiasmada e experimental produção audiovisual que surge com a chegada da 'Geração Curtas', surgida com o crescimento de novas estratégias de financiamento ao cinema português e, sobretudo, com o apoio específico ao formato do curta-metragem", afirma a curadora da mostra Michelle Sales.

A primeira década de 2000 permitiu o surgimento de vários novos realizadores, além de ter consolidado a trajetória de diretores veteranos do cinema novo português (1963-1980). A programação inclui também o lançamento de um catálogo, abordando os filmes através de um duplo olhar: estrangeiro e auto-reflexivo, além do Ciclo de debates com a presença de realizadores convidados, com o objetivo de ampliar e aprofundar o conhecimento do público brasileiro sobre o cinema português. 

Os grandes destaques são “Palavras e Utopia”, de Manoel de Oliveira, a respeito do Padre Antônio Vieira, que será exibido nesta quarta-feira, às 15h30; e “Juventude em Marcha” (foto), exibido no mesmo dia, às 18hs, e que foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França, ao mostrar um operário de Cabo Verde que é abandonado pela mulher e precisa reaprender a viver sozinho.

Clique aqui e confira a programação completa.


Postado por Oubí Inaê Kibuko para Cineclube Afro Sembene e Fórum África.