domingo, 27 de outubro de 2013

Cineclube Afro Sembene faz sessões no Sindicato dos Jornalistas dia 16 de novembro


A exibição do longa O Último Voo do Flamingo, de João Ribeiro (Moçambique), marca a volta à atividade do Cineclube Afro Sembene, em sessão que incluirá também o curta-metragem brasileiro  Aquém das Nuvens, de Renata Martins. O retorno será dia 16/11/2013, a partir de 19h, no Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Rua Rêgo Freitas, 530 - Sobreloja, Vila Buarque, Metrô República. A entrada é franca. 

Após uma pausa forçada por falta de espaço apropriado, o projeto Cineclube Afro Sembene retorna à atividade, como resultado de uma parceria com a Cojira (Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial de São Paulo).“A proposta agora é realizar sessões em dose dupla, ou seja: um filme do continente africano e um filme de um(a) diretor(a) afro-brasileiro(s), como acontece em shows internacionais que são abertos por bandas ou artistas nacionais. Tem também um apelo retrô, em referência e homenagem aos cinemas populares, os quais até a década de 1990 exibiam dois filmes como forma de atrair, formar e fidelizar o público”, explica Oubí Inaê Kibuko, um dos coordenadores e curadores do Cineclube Afro Sembene. 

As sessões acontecem no 3º sábado do mês, sendo a exibição do filme seguida de debate com membros da equipe realizadora ou com a participação de um comentarista convidado, acompanhado por um chá de confraternização e outras práticas da cultura africana.

Sobre o projeto
O Cineclube Afro Sembene é uma iniciativa do  Fórum África,  entidade sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e recreativo, que reúne africanos, brasileiros e todas as pessoas interessadas em difundir informações que  melhorem o  conhecimento sobre a África no Brasil. O nome Sembene é uma homenagem ao escritor, produtor e diretor senegalês Ousmane Sembène (1923 — 2007), frequentemente chamado de "O Pai do Cinema Africano". A programação prioriza filmes legendados em português ou originários de países africanos onde o português é a língua oficial. Coordenação: Vanderli Salatiel, Saddo Ag Almouloud e Oubí Inaê Kibuko.

Sinopses dos filmes:
 

O Último Voo do Flamingo. Logo após o fim da guerra civil em Moçambique, estranhas explosões fazem desaparecer cinco soldados das forças de paz das Nações Unidas. Deles sobraram apenas os capacetes e os pênis. Estes estranhos acontecimentos provocam uma série de fantásticas explicações, que originam uma investigação a ser conduzida pelo major Massimo Risi (Carlo D'Ursi). Ele precisa da ajuda  do tradutor Joaquim (Eliote Alex), que rapidamente lhe ensina que na vida não se pode compreender tudo. Filme baseado na obra homônima de Mia Couto.
Direção: João Ribeiro.
Elenco: Carlo D'Ursi, Eliote Alex, Alberto Magassela e Adriana Alves. 
Gênero: Suspense.
Nacionalidade França , Brasil , Moçambique , Portugal - 2011, 90 minutos, DVD, acervo particular.

Aquém das nuvens. Nenê é casado com Geralda há 30 anos. Em uma tarde de domingo, como de costume, ele vai à roda de samba encontrar os amigos, mas sente que alguma coisa não está bem e volta pra casa. Quando chega, se surpreende com uma notícia trazida pelos vizinhos. Sem deixar que o ritmo do samba caia, Nenê encontra uma solução para ficar ao lado de sua eterna namorada.
Direção e Roteiro: Renata Martins.
Elenco: Mestre André e Cleide Queiroz
Gênero: Romance/Musical
Nacionalidade: Brasil, 2012, 17 min., HD/DVD, acervo particular.

Realização: Fórum África
Parceria COJIRA-SP e SJSP
Apoio: PUC-Consolação, Casa das Áfricas, Cabeças Falantes
 

Informações:  
Cineclube Afro Sembene
Fórum África-Brasil

Serviço:
Cineclube Afro Sembene
O Último Voo do Flamingo, de João Ribeiro (Moçambique)
Aquém das Nuvens), curta-metragem de Renata Martins (Brasil
Data: 16/11/2013 - sábado
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo.
Endereço: Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja, Vila Buarque, São Paulo/SP
Entrada franca.

Um comentário:

  1. Que a noite de exibição seja muito bacana, momento excelente para que os membros da Cojira-SP/SJPSP alimentem um promissor debate para elucidativo para os profissionais de comunicação e parceiros. Parabéns pela iniciativa e torçamos que mais corações e mentes se reprocesse sua visão transformando seu fazer cotidiano e com isso, quem sabe, até inscrever-se para a próxima edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.
    Sandra Martins - Cojira-Rio/SJPMRJ
    Coordenadora da 3a edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.

    ResponderExcluir