segunda-feira, 31 de outubro de 2011

19/11/2011 - Cineclube Afro Sembene apresenta: Infância Roubada

Informações complementares

A África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico,com 2.798 quilômetros de litoral.[4][5] É uma democracia parlamentar, limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.

A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país.Duas dessas línguas são de origem europeia: o africâner, uma língua que se originou principalmente a partir do holandês que é falada pela maioria dos brancos e coloured sul-africanos, e o inglês sul-africano. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa.


Cultura da África do Sul
Não existe uma única cultura sul-africana, devido à diversidade étnica do país, e cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Isto pode ser apreciado nas diferenças na alimentação, na música e na dança entre os vários grupos. Há, no entanto, alguns traços unificadores.

Culinária
A culinária sul-africana é fortemente baseada em carne e gerou a reunião social tipicamente sul-africana chamada braai. A África do Sul também se tornou um grande produtor de vinho, possuindo algumas das melhores vinhas do mundo nos vales em torno de Stellenbosch, Franschoek e Paarl.


Música
Existe uma grande diversidade na música da África do Sul. Muitos músicos negros que cantavam em africâner ou inglês durante o apartheid passaram a cantar em línguas africanas tradicionais, e desenvolveram um estilo único chamado kwaito. Digna de nota é Brenda Fassie, que alcançou fama graças à sua canção "Weekend Special", cantada em inglês. Músicos tradicionais famosos são os Ladysmith Black Mambazo, e o Quarteto de Cordas do Soweto executa música clássica com sabor africano. Os cantores sul-africanos brancos e mestiços tendem a evitar temas musicais tradicionais africanos, preferindo estilos mais europeus. Existe um bom mercado para música africâner, que cobre todos os géneros da música ocidental.



Esporte
O Rugby é o esporte nacional da Áfica do Sul, sua seleção venceu a Copa do Mundo de Rugby em duas ocasiões, em 1995 e 2007 sendo que a de 1995 foi sediada na África do Sul, outros esportes muito praticados são o Críquete, Futebol, Atletismo e Natação. Também sediaram a Copa do Mundo de Futebol de 2010


O cinema sulafricano pós-apartheid: resgates, transições e desafios

por: Rodrigo Oliveira Fonseca

Resumo: Muito mais fortes e desveladoras são as imagens do cinema sulafricano pós-apartheid. Filmes muito pouco conhecidos entre nós em função do sistema de monopólio das grandes distribuidoras, mas que vez por outra podem aparecer nos circuitos acadêmicos e de festivais. Abaixo temos dois ótimos exemplos do que pode ser concebido como cinematografia de autoconhecimento e reflexão. A Celebração (Umgidi, de Gilliam Schutte e Sipho Singiswa, 2004) e Drum (Zola Mazeko, 2004), respectivamente um documentário e uma cinebiografia, foram realizados no aniversário de dez anos do fim do apartheid, e exploram, cada um a seu modo, desafios que implicam em olhar o passado e projetar luzes para um futuro. Clique aqui e baixe o artigo completo em PDF.

Links relacionados: 

Histórico sobre a África do Sul



Pesquisa e Postagem: Oubí Inaê Kibuko, Diretor de Marketing e Comunicação do Fórum África e um dos coordenadores do Cineclube AfroSembene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário