quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mes da Consciencia Negra na USP 2011


Sobre o NCN

Tendo como fundação o ano de 1987, o Núcleo de Consciência Negra na USP (NCN-USP) nasceu da necessidade de funcionários, estudantes e professores da Universidade de São Paulo (USP) de discutirem o espaço do negro e negra no interior desta instituição acadêmica, em particular, e na sociedade em geral. 

A organização em torno da temática da questão racial visa sobretudo a ampliação do espaço acadêmico, como também uma maior influência e ocupação da estrutura de poder da Universidade. Desde sua formação, no que pese os vários obstáculos enfrentados, o NCN-USP tem realizado inúmeras atividades acadêmicas e culturais, consolidando-se como um centro de referência para as questões que envolvem a negritude e assumindo um papel efetivo de grupo de pressão contra as ações discriminatórias e racistas oriundas da própria USP ou da sociedade em geral.

O Núcleo de Consciência Negra é uma entidade de caráter sócio-político-cultural, preocupada com as manifestações gerais de interesse dos negros realizadas pelos funcionários, alunos e docentes da Universidade de São Paulo e outras pessoas interessadas e integradas nos trabalhos do Núcleo. Na prática isto tem se traduzido na realização de atividades de denúncia e combate ao racismo, na realização de debates e atividades no interior da universidade e, particularmente, no desenvolvimento de projetos educacionais e sócio-culturais em nossa sede. Desde sua fundação o Núcleo tem sido coordenado de forma colegiada. Além dos coordenadores, temos colaboradores que dedicam-se à organização e desenvolvimento de áreas específicas do Núcleo de Consciência Negra. 


Fontes: Scielo Brasil e NCN da USP



Pesquisa e postagem: Oubí Inaê Kibuko, diretor de Marketing e Comunicação do Fórum África e um dos coordenadores do Cine Afro Sembene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário