quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Um Território Chamado África - Mostra de filmes no Centro Cultural da UFMG

O filme Ajangbila 1, produzido na Nigéria, dá sequência hoje à mostra "Um território chamado África", realizada pelo Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (Insod) no Cinecentro UFMG, instalado no Centro Cultural. A mostra é parte do Festival da Diversidade Cultural (OMI). As exibições acontecem às 19h das terças e quintas-feiras, até o dia 28, com entrada gratuita. O Centro Cultural UFMG, fica na avenida Santos Dumont, 174.

Sob a curadoria de Ayòbámi Akínrúlí e Luana Campos, a mostra de cinema africano traz filmes inéditos no Brasil, traduzidos do inglês e do idioma yorùbá para o português, e que privilegiam a temática da diversidade cultural.

O foco das narrativas cinematográficas são as contradições entre a tradição e a modernidade; o rural e o urbano; o espiritual e o mundano; a periferia e o centro; o local e o nacional. As obras pretendem propiciar ao público experiências de interpretação do vasto território da África e suas heranças para o povo brasileiro.

O cinema da Nigéria tem crescido nos últimos anos e, embora tenha um modelo diferente das estruturas mercadológicas ocidentais, teve grande aceitação mundial por suas características peculiares. Nollywood (Nigéria) é a terceira maior indústria cinematográfica do mundo, ficando atrás apenas de Hollywood (EUA) e Bollywood (Índia).

Veja aqui o livreto digital com a programação
.

Fonte: CBNFoz

Postado por Oubí Inaê Kibuko para Fórum África e Cineclube Afro Sembene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário