sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cineclube Afro Sembene exibe sessão especial ao mês da Consciência Negra: O negro da senzala ao soul e Salif


Por Oubí Inaê Inaê Kibuko

Novembro. Mês da Consciência Negra. Nossa caminhada vem de longe. Zumbi é redivivo para as atuais e futuras gerações saberem que os negros e negras, legítimos cidadãos brasileiros também têm heróis e heroínas. Dandara, Anastácia, Luisa Mahin, e outras tantas anônimas atuantes nos quatro cantos do país. Seja no lar, na comunidade, nos terreiros, nas igrejas, nos templos, nas faculdades, nas escolas, nos colégios, nas creches, na fábrica, na industria, no comércio, nas comunicações, nas ciências, nas artes, nas tecnologias...

O lado bom desta trajetória é que parcerias e simpatizantes estão engrossando a marcha. O Brasil nos deve bilhões. Inclusive de respeito, aliados solidários, de oportunidades construtivas, de horizontes largos. A escravidão nos legou um mundo estreito, solitário, destrutivo, sem perspectivas. Abençoados aqueles e aquelas que não se deixam abater, e mesmo tortuosamente vem abrindo, traçando e trançando caminhos.

Avanços e conquistas existem. Luis Gama, enfim, foi reconhecido como advogado pela OAB. Mas ainda temos muito por fazer. Inclusive a de apoiar e contribuir ao nosso alcance com imigrantes e refugiados africanos. Não podemos nos dar ao luxo de cruzar os braços ou fazer de conta que o problema não é nosso e colocar as soluções nas mãos de vontades políticas e governamentais. Temos também que fazer a nossa parte. Inclusive para orgulho, construção dos laços de irmandade e de auto-estima por nós mesmos.

Neste contexto, o Cineclube Afro Sembene rende homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, com uma sessão dose dupla. Serão exibidos excepcionalmente no dia 28 de novembro, às 17 horas, “O negro da senzala ao soul”, documentário de Gabriel Priolli, produzido pela TV Cultura, em 1977; e “Salif” (um senegalês em São Paulo), curta-metragem de Melquior Britto, 2015, seguidos de roda de conversa com a jornalista Neusa Maria Pereira (uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, em 1978), com o elenco e equipe de Salif. Local: PUC Campus Consolação. Rua Marquês de Paranaguá, 111 – sala 20. Entrada Franca. Pede-se a voluntária doação de 1 quilo de alimento não perecível. Ou roupas, calçados, livros, material escolar e de higiene e limpeza para a Missão Paz, que acolhe diariamente centenas de imigrantes e refugiados estrangeiros, inclusive africanos. Coordenação: Saddo Ag Almouloud, Vanderli Salatiel e Oubí Inaê Kibuko.

O negro da senzala ao soul. Sinopse: Documentário dirigido por Gabriel Priolli e realizado pelo Departamento de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, em 1977. O filme registra a rearticulação do movimento negro brasileiro, no final da ditadura militar, com depoimentos de intelectuais e ativistas importantes, como Beatriz Nascimento, Eduardo Oliveira e Oliveira, José Correia Leite, e Hamilton Bernardes Cardoso. Mostra como a soul music norte-americana, seus temas e sua cultura (gestual, vestuário, hábitos, etc) influenciaram a juventude negra do final dos anos 1970 e serviram como eixo articulador de um sentimento de orgulho e pertencimento, que impulsionou a mobilização política contra o racismo e em favor dos direitos raciais. Duração: 46 minutos.

Salif. Sinopse: Milhares de pessoas procuram uma oportunidade de ganhar a vida na maior Cidade da América Latina. O senegalês Salif é mais um no meio de muitos que escolheram a tão “hospitaleira” São Paulo para morar. Direção: Melquior Brito, 2015. Duração: 20 minutos.

Serviço
28/NOVEMBRO/2015 - SÁBADO - 17 HORAS

CINECLUBE AFRO SEMBENE convida - Sessão especial ao mês da Consciência Negra
O NEGRO DA SENZALA AO SOUL - Documentário de Gabriel Priolli
SALIF (um senegalês em São Paulo) - Curta de Melquior Britto
Roda de conversa com a jornalista Neusa Maria Pereira, elenco e equipe de Salif.

LOCAL: PUC CAMPUS CONSOLAÇÃO - Rua Marquês de Paranaguá nº 111 - sala 20
Travessa da Avenida Consolação, em frente ao Mackenzie, entre metrô Paulista e República.

Informações: www.cineclubeafrosembene.blogspot.com.br - cineafrosembene@gmail.com

ENTRADA FRANCA. Pede-se doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível.
Ou roupas, calçados, livros, material escolar e de higiene e limpeza para a Missão Paz, que acolhe diariamente centenas de imigrantes e refugiados estrangeiros, inclusive africanos.

Realização: Cineclube Afro Sembene - Nosso encontro mensal com o cinema africano
Coordenação: Saddo Ag Almouloud, Vanderli Salatiel e Oubí Inaê Kibuko

APOIO: Cabeças Falantes - Agenda Guilherme Botelho Junior - Quilombhoje

Compartilhe – Compareça – Ajude a divulgar






Nenhum comentário:

Postar um comentário