quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cineclube Afro Sembene deseja Boas Festas, Feliz 2012!!!



Salve, malungos e quilombelas cinéfilos!


"Árvore que dá frutos leva mais pedradas", assim diz um provérbio africano. De nossa parte, o cinema africano esteve em cena durante todo ano de 2011, religiosamente no terceiro sabado mensal, na sede do Centro Cineclubista de São Paulo. Um público diversificado e participativo prestigiou e se fez presente, pensante, atuante, independente do número.


Gostaríamos, lógico, de filas dobrando o quarteirão. Porém estamos cientes de que nem sempre quantidade significa qualidade. Ação cineclubista não é blockbuster, e sim, trabalho de formiguinha. E, na maioria das vezes: subterrâneo. Descolonizar a mente leva tempo. O cinema africano é um jovem senhor de cinquenta e poucos revolucionários anos.


Influenciado pelas produções japonesas, soviéticas, italianas, francesas e brasileiras, o cinema africano começou a se desenvolver a partir da década de 1960, colocando em cena realidades locais. Um dos nomes de maior destaque é o de Ousmane Sembene (Senegal), nosso patrono, primeiro diretor e produtor africano que teve seu filme exibido nas salas de seu país e reconhecido internacionalmente. Borom Sarret (1963); La Noiere de… (1966); Ceddo (1997) e Moolaadé (2004), dentre outros são referências obrigatórias para quem aprecia, estuda e pesquisa cinema africano. Cujos nomes na direção e de países produtores, em busca de uma linguagem própria, a cada dia aumentam a lista e engradecem este continente ainda desconhecido nas suas verdadeiras e potenciais fases.


"Quando o leão aprender a escrever, as histórias de caçada não mais serão contadas somente pelo caçador". Assim diz outro provérbio. O importante é não perder o foco, é exibir e discutir um filme já pensando no próximo. Algo semelhante ao carnaval brasileiro. Assim, o tempo não pára em lamúrias e reclamações. Estamos fazendo a nossa parte com o que temos e o melhor que podemos, visando qualidades e esferas superiores. Um dia chegaremos lá. O gratificante é que neste ano de 2011 pessoas acreditaram no Cineclube Afro Sembene e ajudaram a divulgar um projeto que não pertence somente ao Fórum África. Mas que faz parte de todas as pessoas que amam e se dedicam à arte cinematográfica nas suas múltiplas faces, e em especial: ao Cinema Africano.


Queremos aqui expressar a nossa gratidão e a certeza de que estaremos juntos em 2012, mesmo que seja em outro local, porque a especulação imobiliária forçou o Centro Cineclubista de São Paulo a entregar a sala por meio de valor extorsivo para renovar o contrato de aluguel.


A coordenação do Cineclube Afro Sembene está pesquisando outros espaços, de preferência na região central de São Paulo, por questões de acesso, segurança, mobilidade, e notificará seu público, simpatizantes e colaboradores assim que acertamos novo endereço.


Boas Festas, Feliz Ano Novo!!!


São os votos de: Vanderli Salatiel, Saddo Ag Almouloud e Oubí Inaê Kibuko, coordenadores do Cineclube Afro Sembene.


Blog: www.cineafrosembene.blogspot.com
Email: cineafrosembene@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário