segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cineclube Nagetu exibe o Cinema dos Povos Tradicionais

Dia 05 de dezembro de 2011 - 19 horas
Sessão especial no Cineclube: O Cinema dos Povos Tradicionais no Cineclube Nangetu.
Travessa Pirajá, 1194 - Marco da Légua
Belém do Grão-Pará - CEP 66.087-490
Fone: 91-32267599

Entrada franca



Mametu Nangetu investe no protagonismo dos Povos de Terreiros na produção de conteúdos culturais, e por esse motivo o Conselho Editorial do Cineclube resolveu promover uma sessão especial com filmes recentes produzidos pelos terreiros.
Como forma de incentivar a realização de filmes de terreiros nesta segunda-feira, 5 de dezembro, o Cineclube Nangetu faz uma sessão especial com filmes realizados sob a ótica dos Povos e das Comunidades Tradicionais. Serão dois filmes, o "Xandu", realizado pelo Instituto Nangetu em parceria com a Irmandade dos Rosário e "A boca do mundo - Exu no candomblé", realizado pela Oka Produções. Depois da exibição dos filmes haverá roda de conversa com Renata Lira, diretora do filme Xandu.





Xandu, de Renata Lira e Arthur Leandro, 24 minutos, Brasil/PA, 2011.


 
Sinopse: Cotidiano da Irmandade dos Rosário na transmissão de conhecimentos tradicionais da prima Xandu e no aprendizado da extração do óleo de andiroba. O filme é produzido com 'Tecnologia do possível', são mídias móveis de uso doméstico utilizadas na produção audiovisual comunitária. O filme faz parte das ações do Projeto Azuelar e documenta uma ação do Projeto Magia de Jinsaba - sem folhas não tem ritual, realizado pelo Instituto Nangetu em parceria com a Irmandade dos Rosário.



A Boca do Mundo - Exu no Candomblé, de Eliane Coster. 25 minutos, Brasil/RJ, 2011.

 

Sinopse: O projeto propõe uma abordagem etnográfica e experimental sobre as múltiplas manifestações culturais de Exu, orixá/deus da religião afro-brasileira Candomblé. A realização do documentário subverte as formas tradicionais de realização documental e parte de oficinas de capacitação em audiovisual, com adeptos do Candomblé considerando a intimidade dessas pessoas com os aspectos relacionados a Exu, sejam eles materiais ou espirituais. Nesse sentido está a ideia de trazer membros da religião para a captação das imagens a fim de tornar a representação mais interessante e verdadeira. O documentário traz depoimentos de Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá do Rio de Janeiro, e outras pessoas que vivem o Candomblé.

 
Realização: Diretoria de Projetos/Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolviemnto Social/ Ponto de Mídia Livre.

Clique na seta e confira trailer de A Boca do Mundo - Exu no Candomblé.






QUEM SOMOS: O Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social, é constituído como associação de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, visando estreitar laços de confraternização e promover o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade Afro-religiosa, e está intimamente ligado ao Mansu Nangetu – Mansubando Kekê Neta, que é um espaço sagrado de manutenção e preservação das manifestações afro-religiosas de origem Bantu na cidade de Belém, e ambos funcionam na Travessa Pirajá, 1194 – bairro do Marco da Légua, em Belém.

O Mansu Nangetu foi fundado em 1988 para o culto do Nkisse Nzumbarandá. É mantido sob a coordenação de Mam’etu ria Nkisses Nangetu uá Nzambi, com o auxílio de vinte e cinco sacerdotes, e tem por objetivo preservar a cosmologia afro-religiosa da raiz do Bate-Folha nesta cidade. Em sua trajetória é constante o respeito as tradições ancestrais e a realização anual dos rituiais aos Nkisses, talvez por isso tenha se tornado um dos terreiros mais conceituados entre a comunidade afro-religiosa de Belém, assim como uma referencia regional e nacional da cultura religiosa afro-amazônica.


FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ, DOE UM BRINQUEDO NOVO OU USADO!

Serviço:

Sessão especial: O Cinema dos Povos Tradicionais
Xandu, de Renata Lira e Arthur Leandro
A boca do mundo - Exu no Candomblé, de Eliane Coster
Segunda-feira, 5 de dezembro de 2011 - 19 horas
Cineclube Nangetu
Travessa Pirajá, 1194 - Belém/PA
Fone: 91-3226-7599
Entrada franca



_______________________________________________
Postagem e pesquisa adicional: Oubí Inaê Kibuko, Diretor de Marketing e Comunicação do Fórum África e um dos coordenadores do Cine Afro Sembene. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário