quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cineclube Afro Sembene e Cojira, em clima de Kwanzaa, o Natal Pan-africano, exibem “Alimento da Alma” e “O Moleque”, excepcionalmente dia 13/dez/14, sábado, 18 horas, no Sindicato dos Jornalistas, na última sessão dose dupla do ano.


O Kwanzaa é uma celebração afro-americana, de origem pan-africana, que tem início no dia 26 de Dezembro e fim em 1 de Janeiro de cada ano. Tem sido comemorada exclusivamente nos Estados Unidos, porém vem sendo realizada em outras localidades do mundo devido ao seu caráter não religioso.

A exemplo do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e do Movimento Negro no Brasil, tanto o pan-africanismo quanto o Kwanzaa têm uma importância vital para a história da África, bem como para a formação da Organização da Unidade Africana e de sua sucessora, a União Africana. Esse movimento foi crucial na constituição da identidade negra, tendo sido um instrumento de unidade de luta destes por reconhecimento, direitos humanos, igualdade racial e depois como elemento agregador na luta pela independência (nacionalismo) através de seus congressos, e também como componente aglutinador para formação de uma instituição continental que também tinha como um dos seus objetivos a descolonização de todo território africano. Neste cenário foi criado o Kwanzaa.

Kwanzaa é um feriado pan-africano, o que significa que ele foi concebido para unir as pessoas de descendência africana de todos os lugares do mundo. Ele vai de 26 de dezembro a 1º de janeiro. Diferente do Natal e do Chanucá, que são feriados religiosos, o Kwanzaa é um feriado cultural (na verdade, muitas pessoas comemoram o Kwanzaa e o Natal). Durante os sete dias, descendentes de africanos se juntam para celebrar a família, a comunidade, a cultura e os elos que os unem como povo. Eles também relembram sua herança, agradecem pelas coisas boas que têm e exultam as bondades da vida.

O Kwanzaa envolve a reflexão sobre sete princípios básicos: a valorização da comunidade, das crianças e da vida. Esta celebração está a espalhar-se lentamente pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Caraíbas e já se podem enviar postais a desejar “Feliz Kwanzaa”. Esta palavra significa "o primeiro, no início" ou, ainda, "os primeiros frutos", e pertence a tradições muito antigas das celebrações das colheitas na África. E foi ela a escolhida para representar esta celebração criada por Maulana Karenga e celebrada entre 1966 e 1967.

Toda a celebração e os rituais da Kwanzaa foram concebidos após as famosas e terríveis revoltas de Watts, em 1966. Ele buscou em remotas tradições africanas valores que fossem cultivados pelos afro-americanos naqueles terríveis dias de lutas pelos direitos civis, de assassinatos de seus principais líderes e que, não sendo religiosos, pudessem atrair - como atraíram - todas as igrejas de todas as comunidades negras em todo o país e, no futuro, pelo mundo afora. 

Karenga organizou a Kwanzaa em torno de cinco atividades fundamentais, comuns às celebrações africanas da colheita das primeiras frutas:

1) a reunião da família, de amigos, e da comunidade; 2) a reverência ao criador e à criação, destacadamente a ação de graças e a reafirmação dos compromissos de respeitar o ambiente e "curar" o mundo; 3) a comemoração do passado honrando os antepassados, pelo aprendizado de suas lições e seguindo os exemplos das realizações da história; 4) a renovação dos compromissos com os ideais culturais mais altos da comunidade como a verdade, justiça, respeito às pessoas e à natureza, o cuidado com os vulneráveis e respeito aos anciões; 5) a celebração do "Bem da Vida" que é um conjunto de luta, realização, família, comunidade e cultura.

Karenga, diz que, "a Kwanzaa é celebrada através de rituais, diálogos, narrativas, poesia, dança, canto, batucada e outras festividades". Estas atividades devem demonstrar os sete princípios, Nguzo Saba em suaíli: 1) umoja (unidade); 2) kujichagulia (autodeterminação); 3) ujima (trabalho coletivo e responsabilidade); 4) ujamaa (economia cooperativa); 5) nia (propósito); 6) kuumba (criatividade); 7) imani (fé).

Neste contexto, a Associação Fórum África, através do projeto Cineclube Afro Sembene, em parceria com a Cojira e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, convidam cinéfilos, produtores, professores, pesquisadores, público interessado e suas respectivas famílias para a sessão dose dupla, seguida de roda de conversa e confraternização, que será realizada excepcionalmente dia 13 de dezembro, pontualmente às 18 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. No programa serão exibidos “Alimento da Alma (Soul Food)”, longa-metragem de George Tillman Jr. (1997 - EUA), e “O Moleque”, curta-metragem de Ari Cândido Fernandes (2005 - Brasil).

A sessão dose dupla do Cineclube Afro Sembene visa contemplar não somente o cinema, diretor e produtor africano ou da diáspora negra, como também o nacional relacionado à temática afrodescendente, direta ou indiretamente, a exemplo de shows internacionais no Brasil que são abertos por bandas ou artistas locais e é realizada sempre no terceiro sábado mensal. Informa Oubí Inaê Kibuko, um dos coordenadores de programação do Cineclube Afro Sembene. Coordenação geral: Saddo Ag Almouloud, Vanderli Salatiel e Oubí Inaê Kibuko.

Nesta sessão especial, a última do ano, em clima de Kwanzaa, o natal pan-africano, o Cineclube Afro Sembene visa dar continuidade ao propósito de reunir gerações quase distintas para troca de impressões com o público, em forma de roda de conversa sobre ambos os filmes, cinema, africanidades e movimentos negros ou negros em movimento no cinema da África e Diáspora. O Cineclube Afro Sembene é um projeto da Associação Fórum África, de caráter social, cultural e pedagógico, sem fins lucrativos.

Alimento da Alma (Soul Food)
Sinopse: Todo domingo, uma família se reúne na casa de sua matriarca, Mama Joe (Irma P. Hall), para o jantar. Ela é a única que consegue apaziguar a briga entre suas três filhas, Maxine (Vivica A. Fox), Teri (Vanessa Williams) e Bird (Nia Long), que têm o hábito de comentar sobre o casamento umas das outras. Quando Mama Joe fica doente e é hospitalizada, as brigas se intensificam. Maxine não consegue entender o autoritarismo e a insensibilidade de Teri quanto à tradição familiar, e Bird aceita um favor de um ex-namorado que leva o seu marido à prisão. Então, um dos netos de Mama Joe, Ahmad (Brandon Hammond), filho de Maxime, resolve fazer de tudo para unir a família novamente, inclusive cozinhar as receitas de sua avó.

Ficha técnica:
Título original: Soul Food. Gênero: Comédia dramática. Direção: George Tillman Jr. Elenco: Vanessa Williams, Vivica A. Fox, Nia Long. Idioma: Inglês. Legendas: Português. Lançamento: 1997. Nacionalidade: EUA. Duração: 114 minutos.

O Moleque 
Sinopse: Adaptação de conto homônimo de Lima Barreto, presente no livro Histórias e Sonhos. O filme mostra a história de Tião, um garoto e filho de lavadeira, que sofre muito preconceito e gozações de outros meninos do vilarejo por ser negro e tem, como único amigo, Pedrinho – menino branco que também possui curiosidades acerca das diferenças raciais, porém sem desrespeitar o amigo. Melhor Curta no Brazilian Film Festival of Toronto e também no Toronto International Portuguese Film Festival. 
Curiosidade: O Moleque é dedicado à atuação de Grande Otelo no filme "Moleque Tião", de José Carlos Burle - 1943.

Ficha técnica:
Direção: Ari Candido Fernandes. Elenco: Zezé Motta, Maria Ceiça, João Acaiabe, Eduardo Silva, Rodolfo Valente, Abayomy de Oliveria, Javert Monteiro. Ano de lançamento: 2005. Origem: Brasil. Cor: Colorido. Audio: Português/sem legenda. Duração: 13 minutos

Serviço:
13/dezembro/2014 - sábado - 18 horas
Cineclube Afro Sembene e Cojira convidam
Sessão especial em clima de Kwanzaa – o natal pan-africano
ALIMENTO DA ALMA - George Tillman Jr. – EUA
O MOLEQUE – Ari Cândido Fernandes – Brasil.
Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - sobreloja - Entrada franca
Próximo ao metrô República e Igreja da Consolação
Contatos: (011)99750-1542/3217-6299/3256-7191
Informações: www.cineclubeafrosembene.blogspot.com.br/
www.cojira.wordpress.com/ www.jornalistasp.org.br/
www.tamboresfalantes.blogspot.com.br/

Realização: Fórum África
Parceria: Cojira/Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Apoio: Cabeças Falantes

Agende-se - Compartilhe – Compareça com seus familiares e amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário