quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Mostra “Ouvir Imagens” encerra a programação do ano do Cinusp


Entre os dias 1 e 19 de dezembro, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) exibe a mostra “Ouvir Imagens”. O conjunto de filmes têm em comum a presença do som como elemento central, abordado sob perspectivas semânticas, morfológicas e estéticas não ortodoxas e que, para além da resignada relação entre som e imagem, tentam resgatar o sentido da audição como parte essencial da arte e da vida.

Entre os filmes escolhidos está o longa Aquele Querido Mês de Agosto, do diretor Miguel Gomes. Lançado em 2008, a obra retrata as festividade típicas do mês de agosto em Portugal. O Baile, de Ettore Scola, mostra a agitada vida em um salão de dança, passando por em cinquenta anos de dança na França, a partir dos anos 20. O filme é de 1983. A mostra traz também As Canções, produção brasileira do diretor Eduardo Coutinho. O filme de 2011 reproduz a busca por lembranças por um caminho percorrido através da música.

Todas as sessões são gratuitas. Os filmes serão exibidos na sala do Cinusp, Rua do Anfiteatro, 181, Colméia – Favo 04, na Cidade Universitária, e na sala Carlos Reichenbach do Centro Universitário Maria Antônia, na Rua Maria Antônia, 294 – 1º andar, Consolação.

Além das exibições, o Cinusp programou também atividades especiais. Em parceria com o Instituto Goethe de São Paulo, a mostra recebe o cineasta austríaco Peter Kubelka, apresentando seu mais recente projeto, Monument Film. Também haverá debate com o compositor Lívio Tragtenberg e o editor de som Fernando Henna. A programação da mostra conta ainda com apresentações da Camerata Profana, o grupo Personne, e o Conjunto de Música Antiga da USP.

A programação completa da mostra “Ouvir Imagens” podem ser acessadas do site do Cinusp.

- See more at:

Nenhum comentário:

Postar um comentário