quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

21 de março o Cineclube Afro Sembene e a Cojira realizam sessão especial aos dias Internacional da Mulher e Pela Eliminação da Discriminação Racial na PUC Campus Consolação


O mês de março começa e termina com duas datas que não podem nem devem passar sem ações afirmativas e reflexivas. E porque não dizer, complementares por suas proximidades e semelhanças: Dia Internacional da Mulher e Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial. Desse modo, 8 e 21 são circulares. E ambos, em vez de ser dia, deveriam serem tratados como mês ou todo dia. Basta olharmos para o nosso lado, para o bairro onde moramos, para o local onde trabalhamos, estudamos, oramos, para o país em que vivemos, para o mundo onde estamos. De forma direta ou indireta, mesmo fechado por quatro paredes, ninguém está ileso ou isento. Nossa parte carece ser feita com o que tivermos em mãos. E o cinema é uma janela, em forma de tela, por onde nossas vidas passam com suas luzes, sombras, ângulos, perspectivas.

Neste sentido, o Cineclube Afro Sembene e o Fórum África, em parceria com a PUC Campus Consolação e a Cojira, realizaram uma sessão especial, em dose dupla, com dois filmes emblemáticos, um longa da Argélia e um curta do Brasil. Djamila e Jéssica tem em seus filmes muito em comum. Ambas produziram filmes sobre mulheres. Mas não são filmes somente para mulheres. E quem vier conferir vai saber e se ver no que elas tratam e retratam com beleza, maestria, sensibilidade.

A sessão dose dupla do Cineclube Afro Sembene visa contemplar não somente o cinema, diretor e produtor africano ou da diáspora negra, como também o nacional relacionado à temática afrodescendente, direta ou indiretamente, a exemplo de shows internacionais no Brasil que são abertos por bandas ou artistas locais e é realizada sempre no terceiro sábado mensal. Informa Oubí Inaê Kibuko, um dos coordenadores de programação do Cineclube Afro Sembene. Coordenação geral: Saddo Ag Almouloud, Vanderli Salatiel e Oubí Inaê Kibuko.

Nesta sessão especial, 21/03/15 – pelo Dia Internacional da Mulher e no Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, a primeira do ano, sob o Tema: Violências, Resistências, Superações, o Cineclube Afro Sembene visa dar continuidade ao propósito de reunir gerações quase distintas para troca de impressões com o público, em forma de roda de conversa sobre ambos os filmes, cinema, africanidades e movimentos negros ou negros em movimento no cinema da África e Diáspora. O Cineclube Afro Sembene é um projeto da Associação Fórum África, de caráter social, cultural e pedagógico, sem fins lucrativos.

Filme 1: Basta! (Barakat! - 2006)
País de origem: Argélia
Direção de: Djamila Sahraoui

Sinopse: Ambientado na Argélia da Guerra Civil dos anos 90, Barakat! segue duas mulheres na perigosa procura pelo marido da mais jovem delas, um jornalista cujos escritos resultaram em seu desaparecimento. Ambas as mulheres representam anacronismos na Argélia islâmica: a mais jovem é uma médica, a mais velha é uma enfermeira cujas memórias da luta pela independência ainda estão vívidas. Ignorando a constante ameaça de ataque pelas milícias armadas, as duas desafiam os homens que encontram a aceitá-las e ajudá-las em sua busca. Sua jornada através das paisagens argelinas as leva a uma compreensão mais profunda de como suas vidas estão relacionadas à história de seu país.
Duração: 95 minutos

Filme 2: Vidas de Carolina (2014)
País de origem: Brasil
Direção de: Jéssica Queiroz
Sinopse: "Vidas de Carolina” é um documentário que aborda a escolha (ou a falta dela) de duas mulheres que sobrevivem atualmente da coleta de resíduos, inspirado na vida da inusitada catadora de lixo e escritora da década de 40 Carolina Maria de Jesus, que estudou até o segundo ano primário. Durante seu trabalho, Carolina aproveitava papéis para relatar seu cotidiano e tudo que passava na favela do Canindé, seu livro Quarto de Despejo foi um sucesso na época, traduzido em mais de 20 idiomas.
Duração: 10 minutos

Serviço:
21/março/2015 - sábado - 19 horas
Cineclube Afro Sembene - Fórum África e Cojira convidam

SESSÃO ESPECIAL DE RETORNO EM NOVO ENDEREÇO
Dia Internacional da Mulher/Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial
Basta (Barakat): Djamila Sahraoui, Argélia e Vidas de Carolina – Jéssica Queiroz, Brasil.
Tema: Violências, Resistências, Superações

Local: PUC Campus Consolação - Rua Marquês de Paranaguá, 111 - sala 20
Travessa Rua da Consolação - próximo ao Mackenzie – entre metrô República e Paulista
Informações: Cineclube Afro Sembene - blog 
Cojira - blog - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo - Cabeças Falantes

Entrada franca. Porém pede-se voluntariamente 2 kilos de alimento não perecível ou roupas, calçados, cadernos, livros, revistas. A serem posteriormente doados ao Arsenal Esperança/Missão Paz, que recebe diariamente centenas de estrangeiros (inclusive africanos).

Alunos e professores da PUC tem direito a pontos para atividades complementares. Informe-se com a coordenação.

Realização: Fórum África
Parceria: PUC Consolação, Sind. dos Jornalistas, Cojira
Apoio: Cabeças Falantes
_____________________
Pesquisa, texto, postagem por Oubí Inaê Kibuko, para Cineclube Afro Sembene, Fórum África e Cabeças Falantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário