quinta-feira, 5 de março de 2015

O Menosprezo Ocidental retrata em livro a escravidão sob o ponto de vista da população negra



Os autores africanos Dadiarra Sheik Modibo e Moustapha B. Ndiaye lançam a obra “O menosprezo ocidental: Lágrimas de Sangue – Contos e contas da escravidão” na próxima quinta-feira (5), a partir das 19 horas, na Faculdade Santa Marcelina – FASM

Obra relata o olhar do povo africano sobre seu próprio subjulgo e aponta a banalização da conjuntura socioeconômica dos países do continente por parte do resto do mundo

No próximo dia 5, a partir das 19 horas, os escritores africanos Dadiarra Sheik Modibo e Moustapha B. Ndiaye lançam o livro “O menosprezo ocidental: Lágrimas de Sangue – Contos e contas da escravidão” (Ed. CMM, 416 págs, R$ 41,25, com versão e-book), na Faculdade Santa Marcelina – FASM, em São Paulo.

Os autores receberam apoio da instituição, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Small World, para trazer a obra ao Brasil. A organizadora do evento e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FASM, Rita do Val, afirma: “a forma como o assunto é abordado comove e impressiona pela riqueza cultural”.

Nascidos na República do Senegal e em Mali, respectivamente, os autores são intelectuais e líderes religiosos, que trabalham pela preservação do patrimônio cultural do continente, a promoção do diálogo interreligioso, dos direitos humanos e da paz mundial. Além disso, Modibo foi responsável pela fundação da Comunidade Madinatu Munawara – CMM, uma associação caritativa.

“O trabalho desenvolvido por Modibo e Ndiaye é um dos poucos relatos sobre a escravidão, do ponto de vista de quem sofreu com isso. O que se ensina nas escolas é a versão ocidental da ocupação do continente africano”, explica a docente. “A obra trata muito da banalização da conjuntura socioeconômica destes países por parte do resto do mundo”.

Para mostrar a atualidade do tema, a internacionalista faz referência aos acontecimentos recentes no carnaval. “Ndiaye e Modibo têm tanta razão no que falam, quando dizem que o ocidente menospreza a realidade africana, que pudemos ver um exemplo disso no carnaval”, afirma. “Vimos ser campeã, no Rio de Janeiro, uma homenagem a um governo ditatorial, financiada por ele mesmo”, pontua.

Modibo é um príncipe africano descendente de escravos. Na obra, traz para o público latino-americano o que foi e como se deu a escravidão na África pré-colonial. “O ato inicial do comércio de escravos, no mínimo bárbaro, tornou-se um ato fundador de civilização”, escreve em relação a esse longo movimento histórico-social.

O livro apresenta figuras emblemáticas africanas e da diáspora que fizeram história, mas que são pouco ou quase desconhecidos; uma declaração de direitos humanos proposta pela África, que traz avanços em relação à que vigora atualmente; e uma série de discursos de chefes de Estados franceses e africanos.

Em uma análise da atualidade política africana, os autores fazem a amarração de todos esses temas, o que possibilita a compreensão ainda mais profunda daquilo que é a África de hoje e das características que permeiam a relação da população do continente com o resto do mundo.

SERVIÇO
O quê? Lançamento do livro “O menosprezo ocidental: Lágrimas de Sangue – Contos e contas da escravidão”, de Dadiarra Sheik Modibo e Moustapha B. Ndiaye
Quando? 05 de março (quinta-feira)
Onde? Na Faculdade Santa Marcelina – FASM, Rua Dr. Emílio Ribas, 86, Perdizes
Que horas? A partir das 19 horas
Valor do livro: R$ 41,25

Faculdade Santa Marcelina
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados
Oficina de Comunicação www.viveiros.com.br
Atendimento: Luísa Marchiori
E-mail: luisa.marchiori@viveiros.com.br
Gerente de Conta: Ana Claudia Bellintane
E-mail: ana.claudia@viveiros.com.br
Tel: (11) 3675-5444

Fonte: Maxpressnet

Pesquisa, foto e postagem por Oubí Inaê Kibuko para Cineclube Afro Sembene, Fórum África e Cabeças Falantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário