quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AfroeducAÇÃO no Cinema: Joelzito Araújo

 
O que é educomunicação?

Educomunicação é o nome dado à união das áreas de Educação e de Comunicação Social. A idéia é utilizar as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas construam ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, quebrando a hierarquia na construção do saber e incentivando o protagonismo infanto-juvenil, bem como a liberdade de expressão e a democracia na produção e no acesso à informação.

A Educomunicação ganhou o primeiro impulso na década de 70, com a multiplicação de centros de documentação da cultura popular, em vários países da América Latina, que propunham uma comunicação alternativa como forma de resistência aos regimes autoritários do continente. Nos anos 80, as Organizações Não-Governamentais e as entidades ligadas aos movimentos populares brasileiros tomaram a frente do processo, propondo a democratização dos meios de comunicação de massa. Atualmente, há diversas organizações que trabalham com essa abordagem.

Quem Somos
 
A consultoria AfroeducAÇÃO desenvolve projetos culturais com enfoque educacional, tendo a afrobrasilidade como tema-chave. Entre as ações da equipe estão a realização de oficinas, cursos de capacitação, eventos e manutenção do site www.afroeducacao.com.br, sobre as diversas manifestações (música, teatro, literatura, dança, cinema, etc.) da cultura negra. O trabalho desenvolvido pelas jornalistas Cinthia Gomes e Paola Prandini é embasado na Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira na educação básica e utiliza conceitos e práticas educomunicativas.
 
Além de conter detalhes sobre as oficinas já realizadas, o site conta com um acervo de reportagens redigidas pela equipe do AfroeducAÇÃO, que podem ser utilizadas como ferramentas de apoio pedagógico em sala de aula. Por esse motivo, todas as matérias são publicadas com uma sugestão de atividade para ser aplicada em sala, além das respectivas bibliografia, filmografia e discografia, municiando o/a educador/a para o cumprimento da Lei.


Postado por Oubí Inaê Kibuko para Cineclube Afro Sembene e Fórum África. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário