quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mostra Internacional de Cinema Negro 2012

O cinema negro é uma nova tendência  cinematográfica, visando o resgate da imagem de afirmação positiva da africanidade, independente da etnia  do realizador ou produtor do filme.
 
 A MOSTRA INTERNACIONAL DO CINEMA NEGRO é um evento no âmbito cine-antropológico, que já ganhou notabilidade no seu segmento, considerando a representatividade das várias forças articuladas neste encontro anual, que se encontra na nona edição. Esta mostra internacional de cinema tem como intuito mostrar o lado positivo da contribuicao do negro na sociedade, que durante muitos anos tem sido tratada de forma depreciativa. A Mostra é uma iniciativa que se traduz no resgate de um espaÇo para divulgação do acervo cinematográfico, tratando da imagem afirmativa do negro. O propósito é reescrever a história positiva do afrodescendente por meio de um processo imagético. É sensato supor, que as diferentes expressões artísticas das diásporas africanas mantenham questões de identidades culturais comuns. Efetivamente, a relevância da mostra internacional do cinema negro, será constituir em um fórum da discussão do intercâmbio da arte, da tecnologia do cinema e também de seu papel pedagógico, compromissado em conscientizar, tendo em vista a convivência respeitosa. E também uma ação do saber transformador, em prol do aperfeiÇoamento das relações humanas.
 
Com efeito, cumpre frisar que a cerimônia de entrega de estatuetas (OFÓ DE XANGÔ, estilizado, concebido pelo artista Emanuel Araújo), reúne os mais renomados artistas do cinema étnico, bem como: Paulinho da Viola, Lázaro Ramos, Paulo Betti, Tony Tornado, Zezé Motta, Moacir Franco, Du Moraes, Canarinho, Zózimo Bulbul, Haroldo Costa, Jom Tob Azulay, Raquel Gerber, Cristina Amaral, Antonio Pitanga, Lula Barbosa e autoridades nacionais e internacionais, tais como: Ministro da Cultura Gilberto Gil, Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR Matilde Ribeiro, Ex-Presidente da Republica do Equador Rosalía Arteaga, Vice-Ministro da Cultura de Cuba Luis Felipe Vasquez, Abdias do Nascimento, Presidente da Fundação Palmares – Minc Ubiratan Castro de Araújo, Secretário do Audiovisual – Minc Silvio Da Rin, Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo Eunice Prudente, Vice-Prefeita de Macaé Marilena Garcia, entre outros.
 
O fundador da Mostra Internacional de Cinema Negro, o cineasta e atropologo Prof. Celso Luiz Prudente (foto) ao longo dos anos tem contado com a participação de constantes colaboradores na consolidação deste projeto e para ele o marco do cinema negro no Brasil foi o filme Barravento, de Glauber Rocha, dentro do movimento do cinema novo, que mudou a participacao dos negros nos filmes nacionais que passaram a ser de coadjuvantes a protagonistas. Clique aqui e saiba mais sobre a mostra e conferir a programação completa.

 
 

 
 
 
 
 
 
Postado por Oubí Inaê Kibuko para Cineclube Afro Sembene e Fórum África. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário