terça-feira, 11 de novembro de 2014

Yaaba e O Dia de Jerusa na sessão especial do Cineclube Afro Sembene ao Dia Nacional da Consciência Negra

 
20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A semana ou mês dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana ou Mês da Consciência Negra. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Neste contexto, a Associação Fórum África, através do projeto Cineclube Afro Sembene, em parceria com a Cojira e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, convidam o público interessado para a sessão dose dupla, que será realizada no dia 15 de novembro, pontualmente às 18 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, sito a Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, com entrada franca. No programa serão exibidos “Yaaba”, longa-metragem de Idrissa Ouedraogo (Burkina Fasso), e “O Dia de Jerusa”, curta-metragem de Viviane Ferreira (Brasil).
A sessão dose dupla do Cineclube Afro Sembene visa contemplar não somente o cinema, diretor e produtor africano, como também o nacional, a exemplo de shows internacionais que são abertos por bandas ou artistas locais. Nesta sessão especial, a proposta é colocar duas gerações quase distintas para trocar impressões com o público, em forma de roda de conversa, sobre ambos os filmes, cinema, africanidades e movimento negro ou negros em movimento no cinema da África e Diáspora. O Cineclube Afro Sembene é projeto da Associação Fórum África, de caráter social, cultural e pedagógico, sem fins lucrativos.
Yaaba, 1989, 90 minutos, direção Idrissa Ouedraogo. Sinopse: Bila, um menino de dez anos, observa a vida de sua vila More. Ele faz amizade com uma anciã que a comunidade acusa de feitiçaria. Pouco a pouco, nasce uma cumplicidade entre eles. Enquanto isso, uma série de sub-tramas se desenrolam, vista sob o olhar do garoto.
O Dia de Jerusa, 2013, 20 minutos, direção Viviane Ferreira. Sinopse: Estrelado pela experiente atriz Léa Garcia e pela jovem atriz e bailarina Débora Marçal. A história narra o encontro de uma jovem e uma senhora residente do bairro do Bixiga, no centro de São Paulo. Silvia (Débora Marçal) trabalha com pesquisa de público para uma marca de sabão em pó. Ao bater na porta de Jerusa (Léa Garcia), é surpreendida com respostas nada convencionais, e o diálogo a leva a compreender a vida de outra maneira, menos rápida e menos quantitativa. O elenco formado por atores e atrizes negros dá ao filme contornos de simplicidade e poesia, além de revelar a atenção e engajamento político da equipe do curta.
Sobre Idrissa Ouedraogo e sua obra:
Idrissa Ouedraogo. Nasceu em 1954, em Burkina-Faso. Estudou no Instituto Africano de Estudos Cinematográficos de Ouagadougou, seguiu estudando no IDHEC em Paris. Realisou diversos curtas-metragens documentários, antes de passar para longas-metragens. Desde seus primeiros longas, ele obtém reconhecimento internacional. Seus filmes Yaaba, Tilaï e Samba Traore receberam diversos prêmios, incluindo em Cannes e Veneza.
Produção cinematográfica:
Kato Kato (2006)
Anger of the Gods (2003)
11 de Setembro (September 11) (2002)
Le monde à l'endroit (2000)
Kini & Adams (1997)
Lumière e Companhia (Lumière and Company) (1995)
Le cri du coeur (1994)
Samba Traoré (1992)
Karim and Sala (1991)
The Law (1990)
Yaaba (1989)
Yam Daabo (1987)

Sobre Viviane Ferreira e sua obra:

Viviane Ferreira nasceu em Salvador. Graduada em Direito, com foco em direito cultural e direito autoral, é cineasta, produtora, empreendedora social e designer. Atua na V&V Advogadas Associadas (Escritório com foco em Direito do Entretenimento, Direito Administrativo, Direito Público e Direito Eleitoral); Presidente da Associação Mulheres de Odun (Organização feminista que trabalha em prol da democratização dos bens culturais com recorte de gênero e raça) e Produtora na Odun - Formação e Produção, empresa especializada na área de bens culturais.
Produção Cinematográfica:
2013 - Curta-metragem “O dia de Jerusa”, ficção, de 20 min de duração.
Média-metragem “Peregrinação: partindo de nós próprios para chegarmos à nós mesmos”, documentário, 57min de duração
2010 - Curta-metragem “Mumbi 7 Cenas Pós Burkina”, ficção, 7 min de duração.
2009 - Curta-metragem “Marcha Noturna Pela Democracia Racial”, documentário 30min de duração.
Curta-metragem “Festa Mãe Negra”, documentário, 30min de duração
2008 - Curta-metragem “Dê sua idéia, debata”, documentário, 30min de duração
Serviço:
15/novembro/2014 - sábado - 18 horas
Cineclube Afro Sembene e Cojira convidam
Sessão especial ao Dia da Consciência Negra
YAABA - Idrissa Ouedraogo - Burkina Fasso
O DIA DE JERUSA - Viviane Ferreira - Brasil
Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - sobreloja - Entrada franca
Próximo ao metrô República e Igreja da Consolação
Informações: www.cineclubeafrosembene.blogspot.com.br/
www.cojira.wordpress.com/ www.sjsp.org.br/
Realização: Associação Fórum África
Parceria: Cojira/Sindicato dos Jornalistas
Apoio: Cabeças Falantes
Agende-se - Compartilhe - Compareça

Nenhum comentário:

Postar um comentário