quinta-feira, 4 de junho de 2015

Missão Paz acolhe os Migrantes, Imigrantes e Refugiados

A Missão Paz acolhe os Migrantes, Imigrantes e Refugiados, entendendo suas histórias, respeitando suas identidades e celebrando, com alegria, a interculturalidade presente no encontro entre as diversidades.

A Missão Paz é um trabalho desenvolvido pelos Missionários Scalabrinianos e seus/suas colaboradores/as em São Paulo, sob o carisma de acolher, entender, integrar e celebrar a vida dos imigrantes e refugiados, sonhando com a cidadania universal.​

Quem somos: nossa razão de existir
​A Missão Paz​ é uma obra dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos. Com larga vivência junto aos migrantes, imigrantes e refugiados, vamos muito além do assistencialismo. Por isso, queremos que conheça mais sobre o conceito de Serviço Social aplicado na nossa Missão.

​Nossa equipe se dedica para viabilizar a construção de um mundo mais solidário e justo, fomentando a igualdade de direitos de todos os homens e todas as mulheres, independente da etnia, crença e cultura dos mesmos. Ela atua através do carisma Scalabriniano, colocando-se a serviço de todos os que migram, com uma presença acolhedora, mediadora, de comunhão e compaixão.

A Missão Paz é um trabalho desenvolvido pelos Missionários Scalabrinianos e seus/suas colaboradores/as em São Paulo, sob o carisma de acolher, entender, integrar e celebrar a vida dos imigrantes e refugiados, sonhando com a cidadania universal.​

Nossa Missão
Acolher os migrantes, os imigrantes e os refugiados, entendendo a história, respeitando a identidade, visando a integração e o protagonismo de cada um deles no novo contexto social, fortalecidos pela riqueza do encontro intercultural e unidos em torno da construção da cidadania universal.

Nossa Visão
Participar na construção de um mundo mais solidário e justo, fomentando a igualdade de direitos de todos os homens e todas as mulheres, independente da etnia, crença e cultura dos mesmos. Atuar através do carisma Scalabriniano, colocando-nos a serviço dos migrantes, fazendo-nos presença acolhedora, mediadora, de comunhão e compaixão.

A Missão oferece servoços através do Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (resultante da fusão entre o Centro Pastoral dos Migrantes – CPM e o Programa de Mediação) assentado em cinco eixos: trabalho, jurídico/regularização, saúde, comunidade/família e educação.

Convivência e Atividades Culturais

A casa tem vaga para 110 pessoas - 85 homens e 25 mulheres. Ao longo do ano são promovidas festas que servem de estímulo para a convivência e o intercâmbio cultural.​ Dentre as atividades culturais podemos destacar a projeção de filmes e desenhos infantis para as crianças, bem como as oficinas de artes (que iniciaram em 2013). As comemorações tradicionais na Casa do Migrante acontecem por ocasião da Páscoa, Festa Junina, Natal e do Ano Novo.​ Também são ministradas aulas de português para os imigrantes e refugiados(as) residentes.

Cursos
Seu objetivo é tornar possível e acessível aos imigrante as ferramentas necessárias para uma melhor colocação no mercado de trabalho brasileiro. Todos os anos são feitas diversas parcerias com escolas em toda a região metropolitana de São Paulo.

Comunidade e Família
A equipe deste eixo trabalha junto às famílias de imigrantes/refugiados, visitando-as nas suas casas, acompanhando seus casos, criando sinergia com a rede de atendimento municipal e estadual.

Documentação
É um serviço de apoio completo para que os/as imigrantes e refugiados/as possam tramitar o processo de regularização da sua situação no Brasil junto à Polícia Federal e demais órgãos competentes

Saúde
Tem como foco principal o acompanhamento da saúde física e psíquica dos imigrantes e refugiados/as, por meio do atendimento ou encaminhamento e orientação sobre o acesso e fluxo do Sistema Único de Saúde.

Eixo Trabalho
Tem como função ajudar os imigrantes em seu objetivo primário ao chegar no país: conseguir um emprego. O trabalho é fonte de independência e dignidade, portanto o auxílio nessa jornada se torna essencial àqueles que acabaram de chegar.

Jurídico
O Departamento Jurídico, além de atender os imigrantes pessoalmente em assuntos privados, dedicando-se à incidência política, fazendo valer os direitos dos imigrantes/refugiados no Brasil.

Educação
Atua auxiliando os imigrantes a inscreverem seus filhos em instituições de ensino, e promovendo a educação continuada dos pais. Também organiza diversas atividades culturais, ao memso tempo que sensibiliza alunos brasileiros aos imigrantes.

Casa do Migrante
A Casa do Migrante tem como principal objetivo fazer com que os acolhidos se sintam bem, se relacionando com o ambiente como se fosse sua própria casa. A equipe que trabalha na Casa fomenta a liberdade, responsabilidade e solidariedade num ambiente fraterno e solidário.

Os serviços de acolhida ao Migrante dos Scalabrinianos começaram em 1978, durante a década de maior deslocamento das pessoas do campo para as cidades. Surgiu como contrapartida à política migratória adotada no Estado de São Paulo, no momento em que a sociedade local passou a ver os migrantes como um problema. Os serviços de acolhida somaram-se a uma série de atividades que já eram desenvolvidas no âmbito da Missão Paz, visando a inserção dos migrantes, com destaque para a realização de cursos profissionalizantes.​​

No início, a Casa do Migrante (CdM) atendeu na sua grande maioria a migrantes internos (cerca de 95%), mas também atendia imigrantes e refugiados. Em 1978 recebeu vários refugiados vietnamitas, e após 1988 novos rostos foram chegando. Hoje 90% dos acolhidos são imigrantes e/ou solicitantes de refúgio.

Contato: Tel. 11 3340-6950
m.araujo@missaonspaz.org

Estrutura e Equipe 
A Casa do Migrante oferece os seguintes serviços/atividades/facilidades:​
Possibilidade de permanência na Casa de acordo com as necessidades de cada pessoa.​
Alojamento completo em dormitórios separados em duas alas: feminina e masculina.
Café da manhã, almoço e jantar.
Lavanderia para lavagem da roupa.
Bagageiro para guarda dos pertences pessoais.
Duas salas de TV e reuniões.
Atendimento religioso aos que solicitam
Atendimento emergencial de primeiros socorros.
Distribuição de roupas.
Utilização do endereço da Casa para receber correspondências.
Atividades de lazer, palestras formativas, atividades com psicóloga
Possibilidade de permanecer na Casa aos domingos e feriados.
Comemoração de datas especiais.
Encaminhamento para cursos profissionalizantes.
Orientação sobre os serviços que a cidade de São Paulo oferece.
A Casa conta com uma equipe de 13 funcionários e 10 voluntários que se revezam em turnos de trabalho durante os 365 dias do ano.

Quer ajudar a Missão Paz? Existem várias maneiras com as quais você pode colaborar.
Às vezes precisamos de coisas específicas, e postaremos aqui. Você também pode doar dinheiro ou seu tempo como trabalho voluntário. Veja abaixo como pode nos ajudar!

Para doar seu tempo e conhecimento:
Caso queira fazer parte do nosso grupo de voluntários, mande um e-mail com suas motivações, disponibilidade e currículo para voluntariado@missaonspaz.org

Para doações materiais:
Entre em contato conosco através de nosso e-mail, contato@missaonspaz.org, ou telefone, 3340-6950, para organizar a entrega.

Para doações monetárias:
Banco Bradesco
Agência 0515 - Conta Corrente 037060-6
Mitra Arquidiocesana de São Paulo
CNPJ: 63.089.825/0232-76
Agradecemos de coração pela generosidade e doação de vocês!
Caso queira se identificar, escreva para comunica@missaonspaz.org

Missão Paz
Rua Glicério, 225 - Liberdade 
Próximo ao Terminal Parque Dom Pedro II, sentido Radial Leste.
São Paulo/SP - 01514-000
(11) 3340-6950
Fonte: Portal Missão Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário