sexta-feira, 26 de junho de 2015

Revista O MENELICK 2° Ato e Departamento de História da USP discutem a trajetória da imprensa negra paulista

Caso estivesse sendo regularmente publicado “mez a mez” desde a sua fundação, em 1915, como ambicionava seu núcleo gestor, o jornal O Menelick, que exibia orgulhoso em seu subtítulo a sugestiva frase orgam noticioso, literário e crítico dedicado aos homens de cor, completaria em 2015 um século de existência. Nada mal para um periódico que nasceu no último país das Américas a “abolir” formalmente a escravidão; que enfrentou toda a sorte de um pseudo-movimento eugênico brasileiro que se disseminava por diversos setores da elite intelectual do país. Isso sem contar os escassos recursos financeiros que dispunha e os incontáveis efeitos políticos, econômicos e sociais ocasionados pe
la Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).

Tivesse sido respeitada a heterogeneidade formadora dos alicerces da sociedade brasileira, as diferentes matizes que a constituíram e a livre expressão das “minorias”, a utopia da secular longevidade do periódico paulista superaria hoje, por exemplo, consagrados ícones da imprensa negra mundial. Como é o caso, por exemplo, das gigantes norte-americanas Ebony (1945), Jet (1951) e Essence(1970).

Mas a realidade enfrentada pelo jornal O Menelick – assim como de quase a totalidade dos veículos de comunicação da chamada imprensa negra que o precederam e o sucederam foi outra. Com pouquíssimos recursos financeiros para se viabilizar e, consequentemente, com sérias dificuldades em manter uma periodicidade regular, o jornal encerrou seus trabalhos ainda em seu segundo número, em 1916. Mas a semente fora plantada, e a importância dos negros de São Paulo possuírem um jornal que os representassem legitimou-se através das poucas páginas publicadas por O Menelick, suficientes, porém, para encorajar que outras publicações semelhantes surgissem a sua luz.

Com a participação de Oswaldo de Camargo, Rosane Borges, Alexandre Araújo Bispo, Oswaldo Faustino e Nabor Jr., o encontro O Menelick, 100 Anos (1915 – 2015): Revisitando a Trajetória da Imprensa Negra Paulista, jogará luz sob essa história secular contada a próprios punhos e os desdobramentos deste movimento na contemporaneidade.

OBS: No mesmo dia haverá a distribuição gratuita da edição zer016 da revista O Menelick 2° Ato.

SERVIÇO
O MENELICK, 100 ANOS (1915 – 2015): REVISITANDO A TRAJETÓRIA DA IMPRENSA NEGRA PAULISTA
DATA 26 DE JUNHO
HORÁRIO DAS 18H ÀS 21H
LOCAL ANFITEATRO DE HISTÓRIA – DH/USP
ENDEREÇO AV. PROF. LINEU PRESTES, 338 – CIDADE UNIVERSITÁRIA
ENTRADA GRATUITA
+ INFO omenelick2ato.com/ lemad.fflch.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário